A importância de criar um site para a sua empresa
A importância de um site está na visibilidade que ele traz para empresa, permitindo um maior alcance do negócio para o seu público alvo. Exibindo as informações mais relevantes sobre empresa, o site age como uma vitrine do negócio, sendo o primeiro contato para muitos clientes em potencial.
Independente do tamanho da empresa ou do segmento de negócio, ter uma página na web essencial para criar uma presença na web e valorizar a sua marca. É difícil pensar em uma marca bem sucedida que não tenha um site na internet, não é mesmo?
Neste artigo, você vai entender a importância de ter um site, e conhecer as vantagens que uma presença na web pode trazer para você e a sua empresas. Vamos lá?
Quais as vantagens de ter um site em relação à rede social?
Há quem pense que as redes sociais são o suficiente para criar uma presença online e interagir com a audiência, mas comparadas com um site, elas são plataformas limitadas. No entanto, isso não quer dizer que elas não tenham utilidade, muito pelo contrário, elas servem como ferramentas de apoio para o site.
Um site promove sua empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nenhum funcionário é capaz de fazer isso.
Para ter uma ideia da importância de um site, considere vantagens, como:
- Credibilidade – um endereço na web fortalece a sua marca;
- Visibilidade – ajuda a trazer mais visibilidade para sua marca;
- SEO – permite que seu negócio seja encontrado com mais facilidade;
- Mais vendas – possibilita técnicas de vendas personalizadas;
- Métricas avançadas – permite que você entenda melhor o perfil dos seus clientes;
- Publicidade – oferece flexibilidade na divulgação da empresa;
- Personalização – liberdade para personalizar a página livremente;
- Comunicação – disponibiliza várias formas de comunicação com os visitantes;
- Baixo custo – um site pode sair bem barato ou até de graça.
O site é a vitrine do seu negócio, ele exibe o que você quer que sua audiência veja, exatamente do jeito que você quer. Um site permite que você apresente a sua empresa, com as informações mais relevantes do seu negócio e cause uma boa impressão para os visitantes.
A rede social serve como um instrumento para facilitar o compartilhamento, proporcionando maior engajamento e interação dos usuários do seu site. Se você tiver um blog no seu site, por exemplo, você pode usar as redes sociais para compartilhar seus artigos e alcançar mais pessoas interessadas no seu negócio.
Credibilidade e fortalecimento da marca
Todas as empresas e marcas de renome reconhecem a importância de um site. É difícil encontrar um negócio bem estabelecido que não invista numa presença online. Um dos motivos disso está na credibilidade que um site traz para a marca, facilitando o acesso através do seu endereço online.
Com o crescente acesso à tecnologia, as pessoas estão constantemente na internet, buscando novas experiências, soluções para os seus problemas, produtos e serviços. Assim, deixando de ter um site, a empresa não só dificulta o acesso para essas pessoas, como também passa a impressão de ser ultrapassada.
Mais visibilidade para seu negócio
Um site traz mais possibilidades para desenvolver a parte de marketing digital na sua empresa, aumentando o alcance do seu negócio para diferentes audiências. Uma estratégia bastante utilizada é a de marketing de conteúdo, em que o conteúdo que é produzido para o site aumenta sua visibilidade e alcance.
Um site é a vitrine para o seu negócio, o seu recurso mais importante.
É comum ver esse tipo de estratégia aplicada em sites de credibilidade em forma de blog. Além da importância do site como uma página inicial, que serve como uma vitrine para a empresa, há também a possibilidade trazer de novidades ou artigos relevantes para o público alvo da empresa, trazendo mais visibilidade para o negócio.
Seja encontrado online no Google
Fazer uma pesquisa na internet antes de tomar uma decisão, comprar um produto ou contratar um serviço, é algo muito comum nos dias de hoje. E a forma mais prática de fazer essa pesquisa é usando um mecanismo de busca, como o Google – o principal de busca na internet.
O Google é o site mais acessado na internet, a ferramenta que a grande maioria das pessoas recorre para tirar dúvidas ou resolver problemas. Com um site, é possível investir numa estratégia de otimização SEO (Search Engine Optimization), fazendo com que seu site seja encontrado com maior facilidade na Internet.
Aumento vendas e conversões
Com o site, você consegue promover melhor os seus produtos ou serviços, pois você pode definir exatamente o que deve ser apresentado na página. Tendo controle total da experiência que os visitantes têm ao acessar sua página, as chances de conseguir novos clientes e fazer novas vendas aumentam.
Ao criar um site de vendas, por exemplo, você pode criar uma página personalizada de acordo com as necessidades dos visitantes. Um site que traz um formulário para orçamento ou um chat ao vivo para auxiliar o visitante facilita a interação com e, consequentemente, a concretização de um negócio.
Acesso a métricas avançadas
Para quem quer entender melhor o público alvo, conhecer os visitantes e torná-los clientes, um site integrado com ferramentas de análise de dados pode ser a solução. Um site permite a integração com diversas ferramentas, como Google Analytics, que ajudam a entender comportamento dos usuários do seu site.
As métricas obtidas com esse tipo de integração observam o comportamento do visitante desde o momento que ele acessa o seu site, acompanhando todas as suas ações. Isso deixa clara a importância de um site, pois permite que você identifique o que pode ser melhorado na sua página e tenha mais resultados.
Liberdade de personalização
Uma das principais vantagens de ter um site – principalmente quando comparado com uma rede social –, está no nível de personalização que pode ser obtido. Num site, não há um limite para o que pode ser feito ou customizado, é possível criar um site com estilo que você quiser.
Dessa forma, um site bem personalizado consegue oferecer uma experiência diferenciada para o visitante.
Interação com clientes
Um bom relacionamento com o cliente é importante para qualquer negócio, e um site traz ferramentas para melhorar a comunicação. Com um site, é possível criar uma área para receber o feedback dos visitantes, como críticas e sugestões, mostrando que a empresa está interessada na satisfação dos clientes.
A depender do tipo de negócio, pode ser interessante exibir depoimentos dos clientes ou casos de sucesso. Além disso, ter testemunhos desse tipo causa uma boa impressão para quem nunca ouviu falar do produto ou serviço. Assim, quem visitar o seu site terá exemplos das vantagens que a sua empresa apresenta.