,

O que é segmentação de mercado?

O primeiro passo para se realizar essa estratégia de forma efetiva é entender, de fato, o que é segmentação de mercado. O objetivo de segmentar é encontrar exatamente o cliente ideal para o seu negócio, afinal, entender quem ele é e a melhor forma de chegar até ele.

De forma simples, segmentar o mercado é separá-lo em grupos específicos de clientes que possuem características e objetivos semelhantes. Pense só, em uma sociedade tão heterogênea, formada por pessoas das mais diferentes características, como idade, gênero, classe social, hobbies e interesses, é muito difícil que o seu produto agrade a todos. Portanto, realizar a segmentação do mercado é retirar desse grande caldeirão de pessoas diferentes, grupos menores que possuam características semelhantes.

Você pode separá-las de acordo com:

  • Características: São homens ou mulheres? Qual a faixa etária deles? Qual a classe social dessas pessoas?
  • Hábitos de compra: Esses clientes compram mais pela internet ou em lojas físicas? Qual a melhor época do ano para vender para eles? Qual o preço que estão dispostos a pagar por um produto ou serviço?
  • Necessidades: O que esses clientes precisam para melhorar seu dia a dia ou seu negócio e como posso oferecer isso a eles?
  • Desejos e vontades: O que esse cliente deseja e como posso oferecer da melhor forma?

A partir dessas informações você pode começar a separar esses clientes em segmentos e montar estratégias específicas – de marketing, por exemplo – para chegar até eles.

Segmentação de mercado digital

A segmentação de mercado é essencial não só para os negócios físicos, mas também para os que trabalham com empreendimentos digitais. Na internet, tais segmentos específicos são chamados de nichos e, ao trabalhar nesse mercado, é ainda mais importante – e muito mais efetivo! – realizar essa segmentação.

No caso da internet, explorar nichos pode ser ainda mais fácil, pois eliminam-se as barreiras geográficas. Desse modo, com as ações de marketing planejadas para o nicho, é possível alcançar muito mais pessoas que realmente estão interessadas em comprar seu produto ou serviço.

Mas afinal: por que segmentar o mercado é importante para seu negócio?

Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda que quando falamos em público alvo, estamos falando de todas aquelas pessoas que têm a possibilidade de serem impactadas pelo seu produto ou sua marca – ou seja, todos que tiverem algum tipo de participação ou influência na decisão de compra do consumidor final.

Passado esse ponto, para explicar um pouco da importância do seu público, vamos entrar na teoria da Cauda Longa e voltar aos anos 80. Madonna, Prince, Michael Jackson e Bon Jovi estavam nos topos das paradas musicais e todos os jovens da época queriam ouvir os discos desses artistas. As lojas de discos não conseguiam acompanhar a demanda por essas músicas e era preciso ajustar os espaços nas prateleiras: saem os menos vendidos e entram os que garantem o sucesso da loja.

Isso é comum para qualquer comércio que trabalhe com produtos que têm muita procura, os chamados hits. Afinal, em um negócio tradicional, não faz nenhum sentido manter um produto que não “paga as contas” encostado na prateleira. Mas, quando pensamos em um negócio digital, a lógica é um pouco diferente.

Do mesmo jeito que existiam muitos jovens buscando por produtos da época, existiam aqueles que fugiam à regra. E imagine como deveria ser difícil para eles encontrarem uma música ou um livro que não era conhecido popularmente.

Hoje, graças à internet, essa situação mudou, principalmente quando falamos de músicas, filmes e livros. E é aí que surge um novo conceito para este mercado: o de Cauda Longa. Esse conceito, em termos básicos, explica que, em uma loja, por exemplo, apenas alguns produtos são responsáveis por grande parte da receita.

Isso quer dizer que os outros produtos eram menos vendidos mensalmente e traziam pouco lucro para a casa. Neste exemplo, o dono da loja tinha um público muito amplo e era difícil planejar as ações que envolvessem todos eles. Ao focar em um determinado nicho de mercado, com um público bem definido, suas ações serão bem mais assertivas.

O conceito da cauda longa exposto no exemplo acima nos mostra a importância da segmentação de mercado para o seu negócio. Com uma boa pesquisa e análise de dados, você consegue identificar o segmento que oferece mais oportunidades para o se negócio e, com isso, você consegue elaborar suas estratégias de marketing de forma mais eficiente e estabelecer uma boa comunicação, portanto, um bom relacionamento com o seus clientes.

Por fim, você ainda consegue aumentar seu lucro reduzindo seus custos. Parece loucura? A gente explica melhor: com um público alvo bem definido você consegue utilizar melhor seus recursos, uma vez que já sabe exatamente quem quer e precisa atingir. Com isso, você ainda tem um aumento dos lucros, uma vez que sua empresa vai se relacionar, basicamente, com clientes que têm uma possibilidade maior de converter em vendas!

Recapitulando…

A segmentação de mercado é importante porque:

  • Traz identificação do público que realmente está interessado no que você tem a oferecer, te dando oportunidades de negócio;
  • Embasa suas estratégias de marketing de um modo mais eficiente;
  • Ajuda a entender como e por quais meios se comunicar com seu público alvo;
  • Te ajuda a aumentar seu lucro diminuindo seus gastos.

Fonte: (sambatech.com – Editado)